sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Schönbrunn

Conhecido como o Palácio de Versailles de Viena, Schönbrunn é um dos monumentos mais visitados da Áustria. Passear pelos salões e pelos jardins é mergulhar no túnel do tempo. Vocês sabiam que a nossa Imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro I, morou nesse Palácio? Leopoldina pertencia à Casa dos Habsburgo, uma das dinastias mais antigas da Europa. Mas, certamente, ninguém brilhou mais do que Sissi, a Imperatriz, e esta ainda vai ganhar um post aqui. Aguardem.

Esta é a entrada principal do Palácio Schönbrunn.

Com o palácio ao fundo, quem não quer tirar uma foto? Um amigo chama esse tipo de fotografia de "estraga paisagem" e outra diz que é o tipo "mamãe estive aqui". Falem o que quiser, eu não resisto. Aliás, já pensou atravessar um oceano e se poupar na hora da foto?

Fotografar o Palácio por dentro é terminantemente proibido. Só esqueceram de me avisar...rs Eu fiz o que pude. Discretamente e sem flash, claro. Acho que deveriam liberar fotos sem flash. Não entendo de conservação, mas acredito que fotografar sem flash não deve causar dano aos quadros, móveis, etc. O que acho engraçado é que existem milhares de publicações com fotos lindas e, óbvio, usaram flashes.



Não chega a ser a Galerie des Glaces de Versailles, mas tem lá o seu glamour. Neste salão aconteciam os bailes, recepções... Depois da construção de Versailles por Luís XIV, os monarcas do mundo inteiro ficaram enlouquecidos, todos queriam ter o seu Versailles. E aí como dizia chacrinha "tudo se copia..."

Terminada a visita no Palácio, saímos e nos deparamos com a bela vista da Gloriette no topo da alameda. Caminhar pelos jardins nos proporciona belas surpresas:

Falsas ruínas romanas nos jardins de Schönbrunn

Depois de subir, subir, subir... vem a recompensa: a vista deslumbrante do Palácio, a partir da Gloriette.

Assim como Versailles, Schönbrunn possui uma área imensa, com jardins, florestas e até um zoológico. Você vai encontrar esquilos ariscos pelo caminho. Enfim, pacote completo de diversão e cultura.

10 comentários:

  1. Ahhhhh...esse palácio é maravilhoso. Adquiri um exemplar do livro "tipo taschen" do Schonbrunn e não me canso de folheá-lo. Esse livro traz fotos de lugares que nem estão abertos ao público, como: uma série de trompe-l'oeil na área privativa da Maria Teresa. Pelo menos não me lembro de tê-la visitado.
    Ahhhh...e tb tirei muitas fotos dessas "estraga paisagem" e do interior; graças ao celular com câmera rsrrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge!
    Na nossa visita ao Shobrunn, não subi até a Gloriette. Uma pena. A vista é realmente linda.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, bom te ver aqui!
    As fotos "estraga paisagem" são as minhas preferidas..rs
    Vale muito comprar esss livros. Pena que alguns lugares do Palácio são exclusivissimos e não permeitem a visita dos mortais, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adrian
    Pena mesmo, pois além da vista a subida reserva surpresas como os esquilos pulando sobre você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Jorge,
    Lindo palácio! Mas Versailles é mais bonito. A sala dos espelhos então...
    Mas de qualquer forma é um sonho entrar em qualquer um deles.
    Me lembro que no vale do Loire, comprava postais com as fotos do interior dos castelos.
    Acho que não deixam fotografar para não terem problemas com acúmulo de pessoas em um mesmo ambiente registrando o momento. Só vejo esta explicação.
    Enfim, é assim mesmo. Eu prefiro. Ficaria LOUCA tentando fotografar tudo! Imagina?
    Adorei o post.
    Beijo
    Cristina BR

    ResponderExcluir
  6. Olá Cris
    Sua explicação faz sentido. Já imaginou a quantidae de flashes pipocando...rs Ia até atrapalhar a visita. Todo Castelo faz a gente sonhar um pouco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei seus coments no meu blog.
    Beijo
    Cristina BR

    ResponderExcluir
  8. Jorge,
    amei esses seus posts sobre Viena. Depois do réveillon em Paris vamos p lá. Tb ficamos no Suez em Paris. Qual foi o seu hotel em Viena?
    Mirella Cozzi

    ResponderExcluir
  9. Olá Mirela
    Obrigado pela visita! Viena é uma cidade muito interessante. Prepare-se para temperaturas muito baixas. Fiquei hospedado no IBIS WESTBANHOFF, bom preço mas fora do Centro uns 10 min, mas prox do metro e com bondes na porta.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso, també estive lá. adorei. adoro arte, a cultura de um tempo como esse...

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *