segunda-feira, 29 de junho de 2009

Maravilhas da Bretagne

De todas as regiões francesas, tenho carinho especial pela Bretagne. Situada ao norte da França, a Bretagne é muito agradável, cheia de lendas e mistérios.É na Bretagne que está o "Vale sem retorno" das lendas do Rei Arthur, assim como a floresta da Fada Morgana. É uma região riquíssima e muito agradável. Desde 2002, sempre que posso, vou à Bretagne visitar amigos que moram em Rennes e Saint Brieuc. Mas, este ano só pude ir à Saint Brieuc, onde moram Didier e Micheline, dois queridos amigos de longa data. Esses amigos bretões são especiais! Eles me deixam super à vontade e recebem muito bem.





Na entrada da casa de Didier e Micheline, no centro de Saint Brieuc.





Faz parte da cultura francesa: toda família tem um cachorro. Essa figurinha aí da foto é o Snoopy - o cachorro mais educado do mundo. Nem late. Só quer brincar e receber carinhos. Quem me conhece sabe que não sou chegado nesses peludos, mas Snoopy é diferente mesmo. Calmo, tranquilo e muito companheiro. Difícil não gostar.





Pelas ruas do Centro de Saint Brieuc ainda encontramos casas em estilo "colombage" com madeiras coloridas. As ruas são tranquilas e a população é muito simpática e educada.





Cap Fréhel



Didier e Micheline têm o maior prazer de mostrar as belezas da Bretagne aos amigos. Desta vez, fomos ao Cap Fréhel, um dos muitos lugares bonitos da Côte d'Armor. O Cap Fréhel é dominado pelo mar azul e cercado de falésias que alcançam até 70 metros de altura. É um conjunto muito bonito que ganha mais charme com os dois belíssimos faróis. Um antigo do tempo de Luís XIV e outro do século XX, construído em 1950.





Com Didier e Micheline: café para aquecer a tarde fria de primavera.







Este Farol foi construído em 1950, possui 103m de altura. Subindo os 145 degraus podemos avistar, quando o tempo está bom, as ilhas inglesas. A Inglaterra está ali pertinho....





O mar azul e as falésias do Cap Fréhel - força total da natureza.







O antigo farol ou Tour Vauban, construído nos tempos de Luís XIV, visto do alto do novo Farol.







Os dois faróis do Cap Fréhel







De braços abertos para a Bretagne e torcendo para não escorregar... já pensou???



Cité de la voile Éric Tabarly

(Cidade da vela Éric Tabarly)



A Cité de la voile Éric Tabarly é um espaço dedicado à memória do navegador francês Éric Tabarly, morto em 1998. Situado na cidade de Lorient mais ao sul da Bretagne, este espaço é um complexo de 1500m2, com salas de exposição, auditório, restaurante, livraria, etc. Uma festa para os amantes do mar e dos esportes náuticos. É um daqueles programas de domingo que você faz com toda a sua família. Há diversas atrações como uma exposição sobre o Éric Tabarly , apresentação de filmes, simulações de regatas, etc e etc.





Com Didier, Micheline e David em frente ao Pen Duick II de Éric Tabarly. Ao fundo o grande complexo da Cité de la voile.







Nem preciso dizer que nos divertimos muito visitando a Cité de la Voile Éric Tabarly. Foi um ótimo programa para o domingão.



Voltando para Paris



Foi um final de semana muito bom. Não existe nada melhor do que estar entre amigos, principalmente, se estes amigos são Didier e Micheline, sinônimo de gentileza. Foram momentos divertidos e muito agradáveis. Horas de conversa regadas a vinho e sidra (bebida oficial da Bretagne). Espero, um dia, poder retribuir todo carinho e atenção que estes amigos sempre me dispensam.





A hora da partida é um daqueles momentos que emocionam, mas apenas dissemos: à bientôt (até breve).

Micheline me levou até a Gare de Saint-Brieuc para pegar o TGV de volta à Paris. Chegava a parte final da viagem e só restavam 5 dias para curtir....









2 comentários:

  1. A França é um país fantástico, lindo, bom para se conhecer de norte a Sul.

    ResponderExcluir
  2. Jorge
    Que sorte ter amigos assim, os bretões são muito alegres e simpáticos. Gostei bastante da Bretanha, espero voltar mais vezes, só não gostei da Cidra mas adorei as galletes.

    ResponderExcluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *