terça-feira, 30 de julho de 2013

Dia intenso em Gramado e Canela

Céu azul, poucas nuvens e um pouco de frio, pouco mesmo... a sexta-feira (26/07) começou muito bem. Gramado é uma dessas cidades que a gente visita uma vez e sempre tem vontade de voltar. Esta foi a terceira vez nesse cantinho gostoso da Serra Gaúcha. Do hotel até o Centro da cidade não chega a dez minutos de uma caminhada cercada de verde e belas vistas.
 A Vila do Papai Noel, aberta o ano inteiro para alegria das crianças.
 O belo Vale do Quilombo com um visual incrível.
Aqui a imaginação voa longe... lembrei de tantas coisas...
E, de repente, olhem só o que eu vejo! Cadeados no gradil do Vale do Quilombo. Até aqui essa mania pavorosa chegou! Desculpem, mas não gosto. 
 
E logo depois chegava ao Centro de Gramado e logo avistei o Hotel Serra Azul onde fiquei hospedado em 1993 - quanto tempo! 
 O termômetro indicava a temperatura: 8 graus!
 A Igreja de São Pedro, a Catedral de Gramado é um dos atrativos da cidade. Toda em pedra, com belos vitrais, porém simples. Ao entrar ouvimos cantos gregorianos. Vale a visita.
Apesar de já conhecer bem a cidade, decidi fazer um passeio no "Fumacinha" um ônibus que faz um city tour com duração de 1h15 e uma parada de 20 minutos no Lago Negro.
Este lago artificial fica num dos recantos mais gostosos de Gramado, mas que só é possível chegar de carro ou em ônibus de turismo. Claro que pode-se chegar a pé, mas não teria fôlego para tanto... 
E esse é um lugar para ficar um bom tempo... um piquenique, um papo...Mas passei ali só para matar saudades. Logo depois, retornamos ao Centro de Gramado. 
 O Kikito sorridente nos recepciona
 O Palácio do Festival de Cinema - que começa no próximo mês
 E assim é gramado, mesmo no inverno, as flores estão presentes.
Além de ter conhecido pessoalmente a Maria, também tive o prazer de conhecer o Sérgio, amigo da Maria. Almoçamos juntos no Divino, um restaurante excelente.
Canard à l'orange (pato com laranja) acompanhado de batatas ao murro. Gostei muito dessa combinação França+Portugal. Maravilhoso
 E viva a vida!
 Depois do almoço, Sérgio me levou até Canela, cidade vizinha à Gramado.
Entramos num condomínio fechado, onde fica o Hotel Laje de Pedra. Ter uma casa aqui é um privilégio. Lugar calmo, tranquilo, silencioso...perfeito.
 Quem sabe não alugo essa casinha????

No Centro de Canela a imponente Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como Catedral de Pedra. 
Próximo à Catedral está a "Mãos do Mundo" loja simpática, com artigos vindos da Indonésia. Muito legal.
Saímos da loja e fomos tomar um café e depois de tanta conversa, chegou o fim do dia. Esta era a vista do Café onde estávamos.
 E a Catedral belíssima e iluminada

Com a noite caindo, retornamos à Gramado, mas no caminho paramos para conferir a Festa Colonial de Canela. Exposição com produtos da indústria local, móveis, roupas, artesanato, além de muita música e dança. Uma típica festa do interior. Eu adoro!

Entrei nessa "casa" e encontrei produtos fantásticos. Tudo produzido no sítio da Beatriz.
Beatriz prepara tudo que é vendido aqui, sucos de uva, embutidos, doces, compotas, geleias.  Tudo muito bom. Comprei um litro de vinho de uva bordeaux, maravilhoso.
Beatriz e sua mãe ou seria sua sogra? Não lembro, preparam tudo juntos. Tudo feito artesanalmente e os preços são incríveis. Vale cada centavo. Promessa feita e cumprida: Beatriz e seus produtos divulgados para o Brasil e o Mundo que lê nosso Blog. 
A festa ficou completa com a apresentação desse grupo de crianças vestidos com roupas típicas gaúchas. Estavam compenetradíssimos e bem animados. Pura tradição!
 E o nosso dia terminou, lá pelas tantas no La Table Alpine, com direito a ...
... fondue de queijo e...

 ...chocolate!

6 comentários:

  1. Vc é imprevisivel! Adoro isso! Gramado . . .Canela . . .o lago. . . Estive aí há 37 anos! Como sempre viajei na viagem! Vc sabe aproveitar a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia!
      A primeira vez que visitei Gramado foi há 20 anos, depois voltei em 2007 e agora nesse feriado. É um lugar muito agradável.
      Beijos e continue viajando.

      Excluir
  2. Como de praxe as imagens que trazes nos faz viajar e quem não conhece fica com a sensação de que está junto contigo no passeio.
    Que tudo se repita, Fortunato. A vida é para isto mesmo: fazer dela uma grande viagem cheia de belas paisagens.
    beijos agradecidos pela companhia, pela pessoa linda que és.
    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria
      A ideia é mesmo essa, fazer o leitor viajar comigo! eu é que te agradeço esses momentos tão legais!
      Beijos

      Excluir
  3. O meu lado gourmet fixou-se nas fotos dos pratos. Adoro (mesmo) batatas a murro, sobretudo porque uso azeite biológico. E adoro fondue, tanto o de queijo como o de chocolate. Engordei só de ler, hehe.

    Aproveitou bem a sua curta viagem.
    Abraço, amigo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruthia,
      Um dos bons momentos das nossas viagens é poder experimentar os sabores da terra. Já havia notado em seus posts n'O Berço do Mundo, sua paixão pela gastronomia.
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *