quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nice!

O título do post com exclamação, deve-se ao fato que Nice já me encantava desde o momento que iniciei a viagem a bordo do TGV naquele 5 de setembro de 2014. A paisagem  maravilhosa com casarões, praias de mar azul e o luxo de passar por Cannes. Enfim, a Côte d'Azur!
Na estação em Avignon
Paisagem no caminho até Nice
Passando por Cannes
A viagem de TGV de Avignon até Nice dura em torno de 3 horas, mas como já disse, a paisagem compensa. Do conforto do Mercure para a praticidade do Ibis, ao lado da estação. Caminha-se pouco e logo avista-se o Hotel. 

E o IBIS é o que temos, cama confortável, poucos armários, banheiro limpo e praticidade, nada mais. Ah sim, nesta unidade tem até uma piscina! fico devendo a foto, eu tenho, mas não achei.
Do Ibis Centre Gare até a Promenade des Anglais - extensa orla da cidade - caminha-se entre 10 e 15 minutos. Portanto, se você gosta de ficar mais perto da badalação, procure hotéis nas imediações da Promenade des Anglais. 
Promenade des Anglais - longa avenida com belos prédios, hotéis, cassinos e muitas praias.
Ao fundo o maravilhoso Hotel Negresco
Uma das praias particulares de Nice, com todo o conforto, barracas de sol, espreguiçadeiras, bar, toalhas... mas é privado e para ter tudo isso você paga. 
Sexta-feira, fim de tarde e a praia com pouca gente...
Areia??? Não, não há areia, somente os galets... pedrinhas arredondadas que "massageiam" o seu corpo. Achei melhor encarar assim...
Não resisti e caí na água para um mergulho nas doces águas do mediterrâneo...
O banho de mar foi o melhor cartão de visitas. No alto, mais uma praia particular. São muitas na orla. Você paga entra e fica tranquilo. Esqueci de verificar o preço.
Meu pós praia foi no SARAO - um dos muitos bares da orla -  para um Aperol Spritz e uns belisquetes...
Depois do drink uma caminhada de reconhecimento até o Jardin Albert 1er e mais à frente,a deslumbrante Place Masséna, construída entre 1820/1830.


Nas fotos acima estou no meio de uma obra de arte. Uma instalação com muito vapor e jatos de água, difícil descrever a sensação. 

E aqui os diversos ângulos desta praça singular. Observem que abriram caminho para o VLT.
Um dos destaques da praça é esse belo chafariz, com a escultura "A fonte do sol", de Janniot, trata-se de uma representação alegórica do sistema solar, inspirada na mitologia greco-romana. Apolo - a imagem do sol - é rodeado por cinco elementos em bronze representando Mercúrio, Vênus, Marte, a Terra e Saturno. 

Um panorama da Praça com as esculturas do artista espanhol, Jaume Plensa, são sete estátuas que representam os sete continentes. Durante a noite elas mudam de cor.  Clique na foto para ver em tamanho ampliado.


Na minha programação inicial ficaria mais dias na cidade, mas tive que alterar o roteiro por conta do voo de Istanbul até Paris. Assim, diminui os dias em Nice e a cidade serviu como base para a rápida estadia de 3 noites, pois optei em visitar Saint-Paul de Vence e Mônaco.
E o sol se despede prometendo uma ótima noite.

4 comentários:

  1. Jorge, Nice nos encanta, mesmo! Já começando por aquela gare antiga. Depois vem a Promenade des Anglais, uma das avenidas mais lindas do mundo e, ainda, à beira do Mediterrâneo. É uma cidade de múltiplas atrações e muita beleza. Andar por Nice sob o teu olhar foi uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei desde a chegada! Nice seria minha segunda cidade na França...
      Beijos

      Excluir
  2. Você me proporcionou um lindo passeio! Fui uma vez a Nice, e há muito tempo, tanto que esqueci da existência dessa praça espetacular. Só restou uma pergunta: quem ou o quê está boiando atrás de você no mediterrâneo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ines
      kkkkk devia ser alguém nadando. Aliás, notei isso , atem uma turma que adora ficar boiando nas águas tranquilas do mediterrâneo...
      Beijos

      Excluir

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *