quarta-feira, 17 de maio de 2017

Barcelona, paixão imediata

Existem cidades que te conquistam aos poucos; outras te pegam imediatamente e te abraçam. Barcelona é assim. Acho que uma das razões para isso foi ter ficado no Bairro Gótico, cercado de prédios históricos, ruas estreitas, restaurantes descolados e um clima que só visitando a cidade para entender!

No meu segundo dia na cidade, acordei tarde - o que é péssimo para qualquer turista -, mas quando isso acontece, o jeito é relaxar e sair e ver o que o destino te reserva.
Já no caminho você encontra esse passadiço e pensa: "estou num cenário de filme??" O que eu não sabia é que poucos metros depois e uma certa curiosidade, me levariam a entrar na Catedral de Santa Eulália, a Catedral de Barcelona. Gótica, imponente. Sua construção teve início no século XIII e só foi concluída 6 séculos depois. Iniciei a visita de maneira meio casual, pois de início não me liguei que estava na Catedral, coisas de quem saiu sem guia na mão, sem nada e foi entrando...



E foi assim que vi, sem querer, uma plaquinha de elevador e perguntei para onde ia. Paguei 3 euros e cheguei no topo da Catedral, com vista incrível da cidade.

Demais, né?
Da Catedral, andando ainda sem rumo, acabei chegando no Palau da Musica Catalana. E descubro que já estava em outro bairro, Sant Pere.
O Palau da Musica Catalana é o maior exemplo do Modernismo Catalão, construído entre 1905 e 1908. O projeto é do arquiteto Lluís Domènech i Montaner. Da fachada aos corredores, varandas e a sala de espetáculos, é um festival de detalhes: mosaicos, vitrais, esculturas. Qualquer maior comentário que eu faça neste post não será suficiente para falar deste templo da música. As imagens não mentem.





Na sala de espetáculos, os olhos vão direto para a impressionante claraboia, que pesa uma tonelada!


A visita é guiada e dura em torno de uma hora. Nem tente querer ficar mais alguns minutinhos fotografando, pois o Guia, delicadamente, te convido a sair, para outro grupo entrar na sala.
Gostando muito das visitas não programadas, saí do Palau e logo em frente conheci meu lugar em Barcelona... o Alsur Cafe.

O Alsur Cafe é um desses lugares que você precisa conhecer, descolado, cool, transado e com drinks muito bacanas. E preços inacreditáveis! Um brinde com Mojito e uma tortilla para acompanhar!
Andando, andando e avistei este belíssimo Arco do Triunfo; logo ali perto, o Parc de la Ciutadela.
Pausa para fazer uma graça

E como o dia era de surpresas, no final do dia, conheci a Igreja mais antiga de Barcelona, Sant Pau, do século X.
Esse mergulho na Idade Média, foi meio estranho, até porque a Igreja estava meio vazia. Fiquei imaginando canções de Loreena Mckennitt e já me preparava para encontrar algum cavaleiro na saída...
E assim é Barcelona, uma mistura tão grande. Aliás, no caminho para a Igreja Sant Pau, me senti num bairro de uma grande cidade da América Latina: prédios colados, roupas secando na janela, imigrantes de diversos países... um caldeirão!
E para fechar mesmo, parei no movimentado Mercado de la Boqueria, onde você encontra de tudo um tudo. De frutas a marzipã, queijos, presuntos, temperos, bebidas e muito o mais. Um paraíso de muitas cores e sabores! Como não se apaixonar por essa cidade????



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu a viagem? Então comente e deixei o blogueiro feliz!

Balcão de Perguntas

Nome

E-mail *

Mensagem *